Powered By Blogger

domingo, março 18, 2012

O OFICINÃO FINOS TRAPOS - Detalhes

Oficinão Finos Trapos - Edição 2008 - Mostra "Escravos de Jó"(Vitória da Conquista)


Francisco André

A vontade de democratizar e compartilhar o seu “fazer” teatral, sistematizado em quase nove anos de trabalho, discutindo alguns princípios de sua metodologia de criação nas áreas de dramaturgia, produção cultural, criação e manutenção de repertório de espetáculos, e a sua rotina de trabalho em grupo, foi a principal motivação para que o Grupo de Teatro Finos Trapos idealizasse o “Oficinão Finos Trapos”, ação integrante do Projeto “Afinações”, contemplado no Edital – Demanda Espontânea 2011 do Fundo de Cultura do Estado da Bahia.
A ação foi desenvolvida pela primeira vez em Vitória da Conquista no ano de 2008, em razão da execução do Projeto "Auto da Gamela Temporada 2008" contemplado com o Prêmio Carlos Petrovich da Fundação Cultural do Estado da Bahia. Ao todo, 35 jovens durante trinta dias de atividades ininterruptas, totalizando uma carga horária de 64h, participaram de um intenso processo de pesquisa e sistematização de conhecimentos sobre as Artes do Espetáculo, além da vivência sensível e poética sobre teatro de grupo e criação dramatúrgica.
Cartaz da Mostra "Escravos de Jó" - Resultado do Oficinão 2008

O primeiro Oficinão Finos Trapos culminou em uma Mostra Cênica intitulada "Escravos de Jó: Fragmentos de um Discurso", que versava sobre a arte do ator e as agrúras do fenômeno da criação. A ação revelou diversos talentos conquistenses que até hoje movimentam a cena teatral da cidade. Outros alçaram vôos mais ousados, e hoje seguem como estudantes dos cursos de Artes Cênicas de algumas Universidades, a exemplo da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Univesidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) -Campus Jequié. Os resultados obtidos na primeira edição do Oficinão, impulsionaram a Finos a incorporar a ação no AFINAÇÕES.
A nova edição desse curso de formação terá uma carga horária de 30 horas, oferecida gratuitamente a atores e encenadores, com experiência mínima comprovada no ramo das Artes Cênicas. Será composto por aulas práticas e teóricas distribuídas em três módulos de abordagem, a saber: 1.“Preparação do Ator e Rotinas de Treinamento em Teatro de Grupo”; 2. Improvisação para o Teatro: Por uma Dramaturgia da Sala de Ensaio; e 3. “Reflexões sobre a Prática - Captação de Recursos no Sistema de Produção Continuada”.  Todos esses módulos convergirão para o objetivo final de realizar uma Mostra Cênica de encerramento, que será aberta ao público.   

Membros do Grupo que compõem o elenco do Espetáculo de Repertório Gennesius/ Foto:  Roberto de Abreu


EMENTA DO OFICINÃO

Atividade pedagógica de formação de atores e vivência de um processo de criação. Tem o intuito de experimentar, num sistema de oficina de teatro, o processo de criação colaborativa a que a Finos Trapos se propõe a desenvolver, resultando na construção de uma Mostra Cênica. Serão aulas teóricas e práticas distribuídas em três módulos de abordagem que versarão sobre os princípios que fundamentam a sua filosofia de trabalho, possibilitando aos alunos a vivência das tecnologias desenvolvidas pela Finos Trapos em suas metodologias e processos de criação artística.
Temas de abordagem: Teatro de Grupo; Processo Colaborativo de Criação Dramatúrgica;  Produção em Grupo, Captação de Recursos; Matrizes Estéticas e Cena Contemporânea; Cultura Popular.
Membros do Grupo que compõem o elenco do Espetáculo de Repertório SAGRADA PARTIDA/ Foto: Roberto de Abreu





.
Período de Realização:
Aulas – 02 a 30/04
Mostra Cênica: 04 e 05/05
Horários das Aulas:
Segundas e quartas das 19 às 21:30h.
Nº de Vagas Oferecidas:
20 titulares e 05 suplentes

Público Alvo:
A oficina destina-se a intérpretes e encenadores, com idade acima de 18 anos e de experiência mínima comprovada no ramo das Artes Cênicas. 


Carga Horária: 30h

Critérios de seleção dos alunos para ingresso no Oficinão:
1.                  Ter experiência mínima comprovada no ramo das Artes Cênicas nas funções de intérprete ou encenador;
2.                  Ordem de Inscrição;
3.                  Será priorizada a participação de estudantes da Rede Pública de Ensino (Básico ou Superior);
4.                  Integrantes de Grupos de Teatro (amador ou profissional)  também terão prioridade na inscrição;
Thiago Carvalho - Membro do Grupo/ Foto: Érica Daniela

Metodologia e Conteúdos Programáticos:

Os conteúdos a serem abordados no curso obedecerão dois princípios fundantes – a prática e a teoria artística. Estes, estarão organizados em Módulos de abordagem ministrados pelos membros do Grupo Finos Trapos e convidados, em sua maioria Licenciados em Teatro pela Universidade Federal da Bahia, que aturarão como oficineiros. São eles:
Módulo I – “Preparação do Ator e Rotinas de Treinamento em Teatro de Grupo” – será experimentado com os alunos a prática de reconhecidas técnicas de exercícios e jogos teatrais que possibilitem o aperfeiçoamento das principais ferramentas de trabalho do ator.  Tem o objetivo de desenvolver atividades práticas que potencializem o pensar e o fazer teatral como organização de uma arte que se orienta num espaço-tempo, além de realizar atividades práticas de treinamento do ator como, por exemplo, o desenvolvimento de habilidades e competências corporais-vocais, buscando sistematizar exercícios que potencializem e instrumentalizem o seu trabalho e que poderão ser utilizados cotidianamente no trabalho de um grupo.Carga Horária: 10h. 


Módulo II – “Improvisação para o Teatro: Por uma Dramaturgia da Sala de Ensaio” – esse módulo destina-se a exercitar a criatividade e experimentar com os alunos a metodologia de processos de criação artística sistematizada pela Finos Trapos. Através de jogos dramáticos e exercícios de improvisação, partindo de um tema-base os artistas vivenciarão situações dramáticas gerando o material que será organizado e culminará na Mostra Cênica de encerramento do curso. As técnicas do teatro-esporte, os métodos de construção colaborativa de dramaturgia são conteúdos que integrarão esse módulo de abordagem. Carga  Horária: 14h.

Módulo III – “Reflexões sobre a prática de Produção -  Produção em Grupo” – Terá o objetivo de proporcionar aos participantes uma reflexão sobre o  contexto da produção cultural, e a captação de recursos, proporcionando uma capacitação mínima para acessar os mecanismos de financiamentos públicos e privados: editais, projetos, prêmios, patrocínios, parcerias, empréstimos, etc. 
 Carga horária: 06h.

Resultados Pretendidos:
·                    Promover a capacitação de artistas cênicos de grupos de teatro no que se refere a metodologias e modos de encenação e produção em teatro de grupo, tendo como referência os modos de operar desenvolvidos pela Finos Trapos. A partir de então, visa desenvolver também uma consciência crítica acerca das ações de políticas públicas e iniciativas privadas que tais núcleos podem acessar para garantir a subvenção de suas atividades.
·                    A execução de Mostra Didática de encerramento do curso a ser exibida em um Espaço Cênico da cidade.

Inscreva-se já, ainda há tempo! Estaremos recebendo seu currículo até o dia 27 de março no endereço eletrônico oficinaofinostrapos@gmail.com 
_____________________________

SERVIÇO

 Membros do
Grupo - Foto: Tomaz Mota
 
Inscrições: 15 a 27 de março de 2012 através do endereço de email:
oficinaofinostrapos@gmail.com 

Local da Oficina: Centro Cultural Ensaio – Avenida Leovigildo Figueiras – Ed. Pêssego, nº 58 - Garcia
Quando: 02 a 30 de Abril de 2012/ Segundas e Quartas das 19 às 22hs
Quanto: Evento Gratuito
Realização: Finos Trapos Produções
Informações Gerais: Francisco André (Coordenador do Oficinão) (71) 9955-7819 
 ______________



                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui... Para os Finos será um prazer saber a sua opinião....