Powered By Blogger

sexta-feira, julho 08, 2011

NEM SÓ NOS PALCOS VIVE A FINOS!

Por Francisco André
Edição: Polis Nunes


Mais um semestre de muito trabalho chegou ao fim na semana passada. Hora do Grupo se organizar, planejar o semestre vindouro e fazer um rápido balanço do que foi produzido.
Foto: Francisco André

Em geral, o público que aprecia espetáculos de teatro de um grupo de trabalho continuado, como é o caso da Finos Trapos, pouco sabe sobre todo o percurso necessário até o acontecimento do fenômeno teatral.
Horas à fio dentro das Salas de Ensaio e nas mesas em longas Reuniões de Produção, em articulações meticulosas com todos os setores que compõem a maquinaria cênica (Indumentária, cenografia, iluminação, divulgação...), sem falar na "Odisseia Histriônica" à procura de parceiros e financiadores que viabilizem a execução dos Projetos...

Ufa! Só de citar assim "en passant" já bateu um cansaço...
Mas aí vai um recado para os finosadmiradores:  Nem só no palco vive a Finos! 

Apesar de não termos circulado na capital com nosso repertório de espetáculos, esse semestre foi muito produtivo.  Nos bastidores, inclusive, estamos nos debruçando sob o novo produto cênico que tem data de estreia prevista para  Novembro.

Desde o ano passado estamos nos adaptando ao novo método de organização logística  (Membros fixos na capital baiana e volantes no interior!) e institucional (Temos nossa própria Produtora - a Finos Trapos Produções Culturais e Artísticas Ltda.).  No contexto atual da cena brasileira, onde poucos se dão ao luxo de se auto-sustentarem através de bilheteria, é praticamente impossível um grupo de teatro dedicar-se apenas à sensibilidade e delicadeza da criação artística sem se envolver com as políticas culturais e metodologias de captação de recursos (Editais, Prêmios, Apoio Institucional, Patrocínios, etc) nas esferas pública e privada. Boa parte do tempo da Finos é dedicada às demandas geradas por esta que se configura como a gênesis de qualquer Projeto.

Foto: Jade Prado
Para além das demandas burocráticas, 2011.1 foi também um período fértil para o espírito criativo e de grandes novidades! 


A mais recente delas foi a execução do FINOCAFÉ, realizado durante os meses de maio e junho no Foyer do Teatro Martim Gonçalves (Escola de Teatro da UFBA-Canela) em comemoração aos oito anos de fundação da Finos. Misturando café com teatro O FINOCAFÉ é um capítulo à parte da nossa história. (Risos)


A outra foi (E ainda é, pois ainda estamos em processo!) a estreia de Yoshi Aguiar à frente da direção artística do nosso novo espetáculo: BERLINDO. O seu talento e liderança já constatado em seus personagens e  na concepção/execução de seus cenários,  agora poderá ser constatada nesse novo trabalho. Esta será não apenas a estreia do diretor como também a inauguração da Finos Trapos no desafiador universo do Teatro de Rua.  Se programem: Em novembro, diferentes  espaços públicos de Salvador irão receber o espetáculo. Aguardem!




Foto: Divulgação  do Espetáculo
 "Campeões do Mundo"!
Esse semestre oficializamos o mais novo membro da Finos - Thiago Carvalho!
Depois de alguns anos de paquera e "troca de figurinhas" Thiago Carvalho - ator, produtor, bacharelando em Artes Cênicas pela UFBA (2010) e colaborador da Finos em muitos Projetos - em fevereiro de 2011 passou definitivamente a integrar o corpo do Coletivo de Teatro Finos Trapos. Já era tempo! Esta foi, sem dúvida uma das principais novidades do ano. Seja mais que bem-vindo!




Nova Casa!
Depois da tão movimentada Residência no Espaço Xisto Bahia que durou de 2009 a 2010, a Finos rompeu 2011 com casa nova. Desde fevereiro passamos a ser  Grupo Residente da Aliança Francesa na Ladeira da Barra. O objetivo da Instituição é estreitar os laços com a  linguagem cênica local proporcionando um intercâmbio desta com a literatura dramática  francesa. Muito podemos esperar dessa parceria!

Mas o melhor ainda está por vir, pois o semestre que se inicia promete muito mais que o primeiro. Fiquem atentos!

Foto: Jade Prado



Acessem também: www.facebook/ finostraposproducoes


Um comentário:

  1. Avante, bravos!
    Muito chão há de se passar sobre os vossos pés, mas não esmoreçais, mireis longe, lá onde o horizonte é promissor e se interpõe, diante de vossas vistas, entre a glória e o êxtase de paz. Se vós observáreis bem, do vosso lado direito estamos nós, a aplaudir a vossa caminhada e do vosso lado esquerdo estão todos os vossos amores, dores, saberes e sabores dessa vossa belíssima jornada. Sim, ambos os lados podem e, muitas vezes, são um só. Pois, muitos de nós os aplaudimos e, ao mesmo tempo, nutrimos fortes sentimentos por vós, que retribuís reciprocamente.
    Avante, guerreiros!
    Mesmo em TRAPOS, mas finos. Sempre FINOS!
    Evoé!?

    ResponderExcluir

Comente aqui... Para os Finos será um prazer saber a sua opinião....